Onde Está Wall-E?

Chove lá fora e aqui faz tanto frio e a família se junta pra jogar baralho com a vovó ou pegar um jogo de tabuleiro que o seu irmão mais velho jogava (e ainda joga) muito melhor do que você. Um jogo clássico é o Onde Está Wally?, que a gente jogava sozinho ou com alguém pra dar aquela adrenalina do dedinho nervoso e ver quem ia apontar primeiro quando encontrasse.

A agência redpepper criou um robô chamado There’s Waldo (aqui está Wally: nos EUA eles chamam de Waldo…) que aprendeu a encontrar e “apontar” para o Wally. Tente achar o Wally na imagem abaixo e conte quanto tempo você demora. Eu demorei um minuto e meio. E também achei um outro Wally maroto (no fim do post digo onde está). Na sua melhor performance, o robô demorou 4 s para encontrar Wally. Ele não sabe brincar.

sXb2rSNg

Matt Reed da agência redpepper foi o responsável pelo projeto e disse que demorou por volta de uma semana para completá-lo. Hoje em dia está cada vez mais fácil fazer um projeto de I.A., pois muitas estapas já estão programadas ou automatizadas. No caso de Matt, ele usou o Google AutoML para fazer o robô aprender a reconhecer o Wally. O GoogleAutoML faz com que seja possível pular diversas etapas de programação e definição de modelo para que você possa treinar e testar seu programa de I.A.

O robô é um uArm Swift Pro, controlado por um Raspberry Pi. O braço robótico possui uma câmera e vem com um Vision Camera Kit para acesso às imagens da camera. A câmera tira uma foto da página e então o programa usa OpenCV para identificar e retornar uma lista de faces encontradas na imagem. Tudo programado na linguagem Python.

Cada imagem é então processada por um modelo treinado com Google AutoML, que gera um nível de confiança para cada rosto processado, indicando a probabilidade de aquela face pertencer ao Wally. Assim, o robô escolhe todos os rostos para os quais há uma confiança maior do que 95% e então aponta para todos, um a um.

qhUKr3Y8

O modelo de reconhecimento de Wally no Google AutoML foi treinado com 62 imagens distintas, contendo somente o rosto de Wally; e 45 imagens disntintas com corpo e rosto. As imagens foram todas obtidas através de uma simples pesquisa no Google Imagens.

Quer saber do Wally maroto, né? Ele está entre as duas cabanas listradas no canto superior esquerdo.

 

 

1 – Esse post não é patrocinado e não há nenhum link afiliado aqui.

2 – Imagens fornecidas para mim pela agência redpepper.

Deixe um comentário